tiManel

quarta-feira, maio 10, 2006

"Cãofusão"
O governo peruano está a pensar em processar a Univ. de Yale , porque esta tem em exposição uma colecção de artefactos pertencentes à antiga civilização dos Matchu Picchu , situada onde está hoje o Peru , que não pensa devolver.
A Univ. de Yale já ripostou dizendo que apenas devolve as peças aos seus verdadeiros donos , a Turquia (Turkey).
Entretanto entrou uma terceira parte interessada em reaver os objectos , parte esta representada pelo advogado João Nabais , composta pelos 3 guarda-redes dos "3 grandes" , alegando que a colecção lhes pertence. Atendendo ao nº de objectos em causa (cerca de 5000) e ao nº de perus que os 3 acumularam esta época , acho que no final os objectos virão para Portugal. :)))
Outra expressão que pode originar "cãofusão" é it's rainning cats and dogs , que os americanos usam quando chove muito.
Esta frase teve origem (supostamente) numa qualquer cidade americana , numa época em que havia muitos animais vádios a vaguear pelas ruas , e conta-se que choveu tanto que os cães e gatos vádios acabaram por morrer todos afogados , ficando os seus corpos a boiar pelas ruas , como eram muitos , dava a impressão que tinha chovido cães e gatos.
Nós por cá , com o mesmo significado usamos as expressões "chover a cântaros" ou "tromba d'água" , mas que , forçosamente , terão outra origem , visto que não contam em lado nenhum , que após uma inundação , as ruas de alguma cidade portuguesa tenham ficado cheias de cântaros ou de cadáveres de elefantes... :)))